O azeite de oliva é uma excelente alternativa para aqueles que buscam uma alimentação saudável, além de adicionar à comida um sabor delicioso. Entretanto, houve um aumento no preço do azeite de oliva, o que consequentemente resultou com que os consumidores buscassem outras alternativas para substituí-lo na cozinha.
Pensando nisso, a nutróloga Dra. Caroline Accorsi, aponta algumas opções que podem substituir o azeite de oliva e oferecer benefícios nutricionais:
Óleo de amendoim
Sendo uma ótima opção saudável na cozinha, o óleo de amendoim é rico em vitaminas E, B1 e B2.
Além disso, se destaca por ser manter estável quando aquecido, não alterando o sabor dos alimentos, tornando-se uma opção viável para realizar cozimentos de alta temperatura.
Óleo de gergelim
Rico em ácidos graxos essenciais e bioativos, o óleo de gergelim pode ajudar na redução de problemas cardiovasculares, podendo ser utilizado tanto para refogar quanto para adicionar um sabor distinto a molhos.
Óleo de coco
Conhecido por suas propriedades funcionais, incluindo ações antiviral e antibacteriana, o óleo de coco se destaca por ser uma excelente fonte de ácidos graxos e antioxidantes.
Versátil, pode ser usado tanto em altas temperaturas quanto em temperos para saladas.
Azeite de dendê
Com propriedades nutricionais que incluem ômega 6 e 9, e vitaminas A, o azeite de dende, pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico e prevenção do envelhecimento precoce.
Além disso, é um excelente óleo para cozinhar em altas temperaturas e refogar alimentos.